terça-feira, 22 de abril de 2014

Mergulhando na Mitologia Nórdica - Odd e os Gigantes de Gelo


Mergulhe nessa aventura da Mitologia Nórdica com Odin, Thor, Loki, Odd e os Gigantes de Gelo

Já li muitos livros sobre Mitologia Grega e Egípcia, e sempre achei que a Mitologia Nórdica era deixada de lado nesse ponto. Ou eu não conhecia bons livros que falassem de Odin, Loki, Thor, Heimdall e cia.

É lógico que clássicos como a trilogia O Senhor dos Anéis e os demais livros de Tolkien, assim como As Crônicas de Narnia e O Código Élfico têm suas bases na Mitoligia Nórdica, mas eu gostaria de ler algo que trouxesse um pouco dos deuses, anões e gigantes de gelo para a Literatura Fantástica.

Navegando na web, descobri que Rick Riordan pretende escrever uma série baseada em Mitologia Nórdica, e já comecei a ficar louco imaginando um crossover de Percy Jackson, Os Heróis do Olimpo, Carter e Sadie Kane e os personagens nórdicos que o mestre da mitologia pretende criar.

Rick Riordan fala sobre a trilogia baseada na mitologia nordica - Blog Burn Book

Enfim, andando ontem pela livraria Saraiva aqui em São José dos Campos, encontrei um livro de 126 páginas escrito por Neil Gaiman (autor de Coraline e O Mistério das Estrelas, que viraram filme), baseado na aclamada Mitologia Nórdica, lançado pela Editora Rocco.

Odd e os Gigantes de Gelo traz a história de Odd, um menino simples de um vilarejo viking. Órfão de pai, Odd não consegue usar uma das pernas depois de um acidente envolvendo um machado muito pesado e uma arvore muito grande.

Como não consegue viver na casa de seu Padrasto, Odd volta sozinho para a casa onde vivia com seu pai e sua mãe, no meio de uma floresta. É quando ele encontra os deuses Thor, Odin e Loki em formas um tanto... diferentes. Odd sai então em uma missão com o objetivo de devolver aos deuses de Asgard seu reino, tomado por um poderoso gigante de gelo de maneira... excentrica, e assim, fazer findar o eterno inverno que cai sobre seu lar.






Mais infantil do que eu esperava, é um livro bacana e gostoso de ler. Sem muitas complicações mitológicas (já que é voltado para crianças), é recheado de menções à vários contos nórdicos, como "a construção da muralha de Asgard" e "o rapto de Mjollnir". 

Se você é fã de deuses nórdicos, vale a pena ler. É uma leitura rápida, mas agradável no meu ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário