terça-feira, 24 de setembro de 2013

Resenha: As aventuras do caça-feitiço - O Aprendiz

Saiba um pouco sobre um dos melhores livros da literatura fantástica: O Aprendiz, da saga As Aventuras do Caça Feitiço

Quando vi a capa e o título desse livro pela primeira vez na livraria, confesso que não achei grande coisa. Me lembro de ter virado o exemplar que tinha em mãos em busca da sinopse do livro, mas na contra-capa estava escrito apenas "CUIDADO: Não deve ser lido a noite!" e, como o livro estava lacrado, não vi do que se tratava a história.
Sinceramente, devia ter lido antes, mas não me arrependo, pois li bons livros nesse tempo. Ganhei o box da série com seis dos onze livros que serão publicados de minha esposa. Esta é a resenha do primeiro livro da saga As aventuras do Caça Feitiço.
O livro foi escrito por Joseph Delaney e é um dos melhores do gênero. Fugindo totalmente a maneira como as forças das trevas é relatada, Delaney cria um universo rico, baseado em criaturas conhecidas e universos já explorados, mas por um prisma totalmente diferente, envolvente do começo ao fim da leitura.
Segundo Thiago de Andrade do blog Outro Conceito, "o livro é feito para um público mais infanto-juvenil, vê-se isso claramente, mas vai agradar a todas as idades devido a sua história bem construída (lembrando muito a saudosa Coleção Vagalume) e o enredo leve e fácil de se ler. Cada capítulo vale seu espaço e não temos a sensação de informações desnecessárias (ou em excesso) ou de perda de tempo.
Escrito como um diário de Thomas, narrador em primeira pessoa, desde o início temos a ideia que o aprendiz agora se encontra velho e experiente e está publicando suas aventuras da infância. Ainda assim, Delaney faz um bom trabalho para explicar situações que Thomas não presenciou, muitas vezes usando personagens narrando o fato ao garoto e felizmente soando coeso com a história."

Atenção - Contém spoilers de "O Segredo"

As aventuras do Caça Feitiço - O Segredo, conta a história de Thomas Ward, apelidado de Tom, um sétimo filho de um sétimo filho com uma estranha mulher, que tem grandes conhecimentos sobre as criaturas das trevas. Sua vida se passa em um lugar conhecido como Condado.
Como todos os seus irmãos já tinham conseguido uma profissão, o pai de Tom arranjou para ele ser aprendiz do Caça Feitiço, um homem cuja a função era combater as trevas no Condado, chamado sr. Gregory. No primeiro dia com o novo mestre, Tom já nota como as pessoas tinham medo deles. Não é pra menos, pois a igreja sempre propagava ideias de que Caça Feitiços tinham pacto com o demônio.
O primeiro teste de Tom como aprendiz de Caça Feitiço é passar uma noite sozinho em uma casa abandonada. Após ouvir barulhos de uma pá cavando no porão, ser atacado por uma força desconhecida que quase o leva para baixo para ser enterrado e ouvir alguém bater na porta da casa com a voz da sua mãe, pedindo para entrar, Tom desse à meia noite para o porão e descobre que passou no teste. Seu mestre está esperando por ele.
Ao chegar à Chinpenden, cidade onde mora o Sr. Gregory no verão, Tom conhece Alice, uma menina misteriosa que usa sapatos vermelhos de bicos finos. Ela é sobrinha de Lizzie Ossuda, uma perigosa feiticeira. Mesmo sendo advertido por seu mestre para não dar confiança a meninas que usam esse tipo de sapato, Tom se sente preso a ela após ela tê-lo salvo de uns meninos encrenqueiros da cidade. Contrariando o ensinamento do mestre e sendo fiel a seu pai, que lhe ensinou que toda divida deve ser paga, Tom promete ajudar Alice quando ela precisar.
E logo esse dia chega. O sr. Gregory sai para atender uma chamada em Pendle, cidade infestada por feiticeiras. Quando Tom está sozinho em casa, o sino que avisa que tem pessoas precisando de serviços do Caça Feitiços toca. Quando Tom vai averiguar, descobre ser Alice. Ela pede para ele alimentar uma feiticeira que estava enterrada no jardim do Caça Feitiço, Mãe Malkin, com um preparado especial, por três dias. Mãe Malkin é uma das feiticeiras mais poderosas do Condado. Tom, por causa de seu senso de dever, acaba concordando.
Na segunda noite que ele vai alimentar a feiticeira ele descobre que ela está se fortalecendo. Quando questiona Alice, ela alega que é crueldade manter Mãe Malkin presa. Na terceira noite, em vez de alimentar a feiticeira com o preparado, Tom vai decidido à mata-la. Chegando na cova, ele descobre que ela já fugiu.
Indo atrás de Mãe Malkin, Tom a encontra no rio que corta a cidade. Depois de uma batalha difícil, já que Tom não tem quase preparo algum para lidar com um ser das trevas tão poderoso, ele consegue matá-la. Tom vai à casa de Lizzie Ossuda e liberta uma criança que estava lá presa. Ele é perseguido por Lizzie Ossuda e o filho de Mãe Malkin, e no último minuto é salvo pelo ogro de estimação do Caça Feitiço.
No dia seguinte, Tom é enganado por Alice e capturado por Lizzie Ossuda, que o prende em uma cova. Depois de passar a noite tendo alucinações, Alice o salva e os dois fogem. Quando já estão sem esperança, quase alcançados pelos seres das trevas, o Caça Feitiços surge, matando o filho de Mãe Malkin e capturando Lizzie Ossuda.
Alice vai embora e Tom continua seu treinamento com o Caça Feitiço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário